Prevenção à Gastrite

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estomago. Clique aqui e saiba como se prevenir.

O que é:
Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estomago. É provocada por vários fatores: uso prolongado de medicamentos que contém AAS (ácido acetilsalicílico) uso de anti-inflamatórios. É decorrente da produção natural de anticorpos que agridem o próprio organismo, como bactérias e vírus.
Gastrites agudas tem aparecimento súbito com evolução rápida e são facilmente associadas a um agente causador, geralmente causado por uso de medicamentos, infecções, estresse que pode ser físico ou psiquiátrico. A gastrite crônica tem evolução lenta, muitas vezes assintomática e pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de úlceras.
Sintomas:

Gastrite Aguda

Os sintomas podem ser variados: Dor, queimação no abdômen, azia, náuseas, vômitos e perda do apetite. Nos casos complicados, há até sangramentos digestivos.

Por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, pode ocorrer anemia manifestada por fraqueza, ardência na língua, irritação nos cantos dos lábios e diarreia.

Gastrite Crônica

A maioria dos casos não apresenta sintomas que geralmente são mais sutis do que na gastrite comum, e pode apresentar desconforto abdominal após as refeições, azia, sensação de estomago cheio mesmo comendo pouco, anemia sem causa aparente. Pode haver sangramento no estômago, caraterizado por fezes negras e mal cheirosas.

Prevenção:

  • Mantenha uma dieta fracionada em seis vezes ao dia e nunca fique sem se alimentar por muito tempo. Alimente-se devagar, em ambiente tranquilo, mastigando bem os alimentos;
  • Dietas ricas em fibras, com frutas, hortaliças e cereais integrais previnem o câncer gástrico, ajudam na normalidade do funcionamento do intestino e são benéficas mesmo no tratamento de gastrites;
  • Evite tomar aspirinas, antigripais e comprimidos para dor em geral, pois podem provocar irritação da mucosa do estômago;
  • Os refrigerantes são bebidas ácidas e gasosas que, além de irritarem o estômago, causam desconforto devido a expansão dos gases. Prefira tomar sucos naturais.
  • Alimentos muito condimentados, como picles, e alguns legumes como pimentão e berinjela são de difícil digestão.

Diagnóstico e tratamento:
Histórico clinico e endoscopia (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite, o que não exclui a necessidade de fazer uma biópsia, ou seja, retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa utilizando um microscópio.
O tratamento é feito com uso de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estomago e por meio da mudança de hábitos e de alimentação, restrição de medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios, quando possível.
Quando há presença da bactéria Helicobacter pylori e indicação para fazer tratamento, pode-se acrescentar antibióticos aos supressores da secreção gástrica.
Deve-se evitar, ainda, o uso de efervescentes, pois estes tem uma ação fugaz e não costumam tratar o problema de forma eficaz.