O que é Diabetes Mellitus

O que é Diabetes Mellitus?

O diabetes é uma doença que causa o aumento da taxa de açúcar no sangue, ou tecnicamente falando aumento da glicemia.
Nosso organismo transforma tudo o que comemos (carne, pão, peixes, bolos, etc.) em açúcar. Quando comemos alimentos que já contém açúcar, o corpo não tem o trabalho de transforma-los, pois o açúcar já está pronto, aumentando a glicemia mais rapidamente.
O açúcar no sangue serve para fornecer energia para as células do corpo trabalharem.
A insulina é uma substância produzida pelo organismo, no pâncreas, que ajuda no transporte do açúcar que está no sangue para as células do corpo.
Quando se tem diabetes, ou o corpo não produz insulina, ou produz muito pouco, ou ainda, a insulina produzida não funciona adequadamente, aumentando assim a taxa de açúcar no sangue.
Para controlar a doença, os diabéticos devem facilitar o trabalho do organismo, diminuindo a ingestão de açúcar, aumentando a quantidade de insulina no corpo, através das medicações, e aumentando o gasto energético, através dos exercícios físicos.

Quais os tipos de Diabetes Mellitus?

Existem dois tipos de Diabetes, o Tipo I e o Tipo II.
Diabetes do Tipo I

Este tipo de diabetes ocorre mais frequentemente em crianças e jovens.
Nestes casos o organismo para de produzir a insulina, sendo necessário para suprir a sua falta o uso de injeções diárias de insulina.

O diabetes do Tipo II

Esta enfermidade é mais comum entre os adultos.
Ocorre, em geral, em pessoas com história familiar de diabetes e com excesso de peso.
Os diabéticos com este tipo de doença ainda produzem insulina, mas insuficiente e, em muitos casos, esta insulina não age de forma adequada, devido o excesso de gordura no corpo.
O tratamento para este tipo de diabetes é feito através de comprimidos, os hipoglicemiantes orais, que aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, pela manutenção de uma alimentação adequada e também pela perda de peso, o que facilita a ação da insulina no corpo.
Vale lembrar que mesmo nos diabético Tipo II, pode chegar o dia em que os comprimidos não façam mais o efeito desejado, sendo então necessário o uso de injeções diárias de insulina para o controle adequado da doença.

O que acontece quando a taxa de açúcar no sangue é alta?
Quando o açúcar no sangue está alto, com glicemia por volta de 180mg/dl, os sintomas podem ser muito leves ou até mesmo inexistentes, o que é bastante prejudicial, pois a pessoa fica doente e não percebe e, portanto, não se trata.
Com o passar dos anos estes indivíduos poderão ter complicações graves como cegueira, insuficiência renal com necessidade de hemodiálise, doenças cardíacas e neurológicas.
Quando o nível de açúcar no sangue passa de 180mg/dl começa aparecer sintomas como excesso de sede, necessidade frequente de urinar, visão turva, coceira e corrimento vaginal nas mulheres, inflamação nos pênis dos homens, fadiga e perda de peso sem causa aparente.
Quando a taxa de glicemia fica maior que 400mg/dl, os sintomas pioram muito e a pessoa pode até mesmo entrar em estado de coma, com risco iminente de morte.
Quais as complicações crônicas do Diabetes Mellitus?
Quando a pessoa tem um Diabetes mal tratado, com taxa de açúcar no sangue sempre maior que 150mg/dl, após cerca de cinco anos começam a aparecer às complicações crônicas, isto é, o diabetes alto, mesmo que não cause sintomas pode, com o passar do tempo, causar lesões em vários órgãos, por exemplo:

  • Olhos: Catarata e cegueira
  • Nervos: Falta de sensibilidade nos pés e dores nas pernas
  • Rins: Mal funcionamento, podendo chegar à insuficiência renal, com necessidade de hemodiálise.
  • Pés: Feridas de difícil cicatrização, que levam a amputações.

TESTES PARA CONTROLE DOMICILIAR DO DIABETES MELLITUS

Através destes testes você pode verificar como está seu diabetes.

  • Glicose no sangue: Uma gota de sangue é colocada sobre uma fita especial cuja leitura é feita de modo visual ou com a ajuda de um aparelho.
  • Glicose na urina: Uma fita especial é colocada em contato com a urina e demonstra se há ou não perda de açúcar por este líquido. Esta perda só ocorre quando o diabetes passa de 180mg/dl no sangue. Deste modo, quando o teste é positivo, significa que a taxa de açúcar está alta (superior a 180mg/dl).

O seu médico deve dar-lhe orientações sobre qual é o melhor método de controle para os seus diabetes e em quais horários ele deve ser realizado.

Lembre-se!

Medir a glicemia em casa é uma das ações mais importantes para controlar o diabetes (Sociedade Brasileira de Endocrinologia).

Seus medicamentos

Insulina

Existem vários tipos de insulina, que diferem com a relação ao grau de pureza (Supina, Mista ou Humana) e em relação ao seu tempo de ação (lenta ou rápida).

Lenta e NPH: Deve ser aplicada 1 ou 2 vezes ao dia, conforme orientação médica. Demoram algumas horas para iniciarem sua ação, mas agem por 12 e 24 horas. Servem para impedir o aumento da glicemia durante o dia e devem ser usadas mesmo que o nível de açúcar no sangue esteja bom.

Regular: Esta insulina começa a agir logo que é aplicada e dura cerca de 3 a 4 horas no corpo. Serve para diminuir a taxa de glicemia rapidamente e deve ser usada sob orientação médica, quando o nível de açúcar no sangue estiver alto. Sempre é utilizada como dose complementar a insulina NPH ou lenta.

Hipoglicemiantes orais:

São comprimidos que ajudam a aumentar a produção de insulina. Funcionam de várias maneiras e devem ser tomados sob orientação médica.

O baixo nível de açúcar no sangue (Hipoglicemia)

Todo diabético que toma algum tipo de medicação para o controle de sua taxa de açúcar no sangue está sujeito a um queda acentuada a glicemia, chamada hipoglicemia. Isto pode ocorrer caso a pessoa não se alimente suficientemente, passe da hora da refeição, tome medicação ou mesmo pratique exercícios físicos em demasia.
Os sintomas do baixo nível de açúcar no sangue são:
Mal estar geral, fraqueza, tontura, sudorese intensa, fome, tremores e por fim, sonolências e até desmaios. Caso isso ocorra, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, pois não haverá tempo suficiente para que obtenha uma orientação médica durante o episódio.

A Hipoglicemia, caso não seja tratada com urgência é rapidamente fatal.

Quando estes sintomas ocorrem com a pessoa acordada, ela deve ingerir alimentos com muito açúcar, como chocolates, leite condensado ou suco de fruas com 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar.
Caso a pessoa perca os sentidos e não possa ingerir espontaneamente, os alimentos, mesmo que não se tenha certeza sobre o nível de glicose no sangue (alto ou baixo), o açúcar deve ser colocado em pequenas porções sob a língua, por várias vezes, para que possa ser absolvido e a pessoa deve ser levada com urgência a um hospital ou chamar um atendimento de emergência.
Orientações nutricionais para diabéticos:

  • Nenhum diabético deve ter excesso de peso, pois quanto maior o acúmulo de gordura no corpo, mais difícil é o controle da doença.
  • Todo diabético deve tomar café da manhã, almoçar e jantar. Deve comer uma fruta nos intervalos ou tomar um copo de leite ou similar (queijos, iogurte ou mingau).
  • Procure alimentar-se a cada 3 horas, em proporções pequenas, sempre mastigando bem os alimentos;
  • Durante o almoço e jantar, os alimentos devem ser variados, havendo sempre a necessidade da utilização de verduras e legumes;
  • Não usar açúcar na dieta, substituindo-o por adoçantes artificiais; Não utilizar refrigerantes comuns, dando preferência ao diet e light; Leia os rótulos de todos os alimentos industrializados. Exclua os alimentos que contenham sacarose, glicose ou glucose, açúcar invertido ou dextrose.

Orientações gerais para pacientes diabéticos

  • Mantenha uma dieta balanceada e um peso satisfatório;
  • Faça caminhada em terreno plano, orientação médica, por cerca de 45 minutos diariamente;
  • Cuide de seus pés: use sapatos largos e confortáveis. Não ande descalço. Procure tratamento médico sempre que tiver frieiras entre os dedos ou micoses nas unhas. Sempre verifique as solas dos pés, mesmo que não esteja sentindo nada. Não utilize pedicuros. Consulte mensalmente um podólogo. Este é um profissional especialista em pés, que cuidará de maneira correta de calos, unhas encravadas, cutículas, etc. Peça ao seu médico uma indicação;
    Controle a pressão arterial e o nível do colesterol;
  • Tenha um acompanhamento médico pelo menos a cada 4 meses; Aprenda a aplicar corretamente a sua insulina, sempre realizando o rodízio dos locais de aplicação;
  • Durante o dia aplique a insulina na barriga e, durante a noite, aplique a insulina nas pernas ou braços.

Lembre-se:

Você pode ter uma vida normal e saudável, evitando as complicações crônicas, mesmo estando com diabetes. Basta seguir as orientações e manter um tratamento regular, assim como o controle glicêmico.

Recomendações Nutricionais

  • Usar a maior variedade possível de alimentos nas refeições;
  • Alimentar-se a cada duas a três horas, cumprindo as refeições principais e lanches nos intervalos;
  • Não utilizar doces, balas, chocolates e sorvetes. O uso destes alimentos na linha dietética deve ser orientado por nutricionista ou médico;
  • Não utilizar açúcar para adoçar as bebidas como sucos, cevada, chá, etc. Se necessário usar adoçantes artificiais;
  • Consumir frutas e sucos naturais de frutas com moderação, lembrando que estes alimentos já são doces, por conter quantidades suficientes de açúcar natural;
  • Não utilizar refrigerantes normais, caso desejar, consumir apenas os que sejam Diet.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras na maioria das refeições, como verduras, frutas e legumes, pois estes auxiliam na manutenção de uma glicemia mais baixa;
  • Procurar usar os alimentos sem bater ou triturar, para conservar uma maior quantidade de fibras;
  • Na compra de alimentos industrializados (pães, biscoitos, sucos de frutas, etc.) verificar no rótulo se não contém adição de açúcar (sacarose);
  • Não utilizar mais de um tipo de alimento que seja rico em amido na alimentação.

Como aplicar insulina com segurança e conforto?

O rodízio entre os locais é indispensável para o conforto e segurança de quem faz aplicações de insulina. Com ele você irá prevenir o aparecimento de alterações ou deformidades que ocorrem no tecido subcutâneo, as chamadas lipodistrofias, que além de antiestéticas, são responsáveis por alterações dos níveis de glicemia.
Locais de aplicação de insulina

  • Braços: Região lateral e posterior (na parte de trás do braço, na altura da axila);
  • Abdome: Regiões laterais direitas e esquerdas, distantes três dedos do umbigo;
  • Coxa: Região anterior (na parte da frente e no meio da coxa, aproximada- mente 5 dedos acima do joelho) e região lateral da coxa;
  • Nádegas: Na região superior;

Obs.: Não esfregar ou massagear o local da injeção: isto fará com que a medicação sofra uma absorção mais rápida do que o necessário.