O PROASA pensando em suas gestantes

O PROASA está disponibilizando o Cartão da Gestante e o partograma para todas as beneficiárias grávidas.

Prezada Gestante,
O PROASA, cumprindo a RN nº 368 de 6 de janeiro de 2015, está disponibilizando o Cartão da Gestante, que é um instrumento de registro das consultas de pré-natal que contém os principais dados de acompanhamento da gestação, devendo permanecer com você e ser apresentado em todos os estabelecimentos de saúde que utilizar durante a gestação e na maternidade quando for admitida em trabalho de parto.
Ressaltamos que a ausência do Cartão da Gestante não é impeditiva para qualquer tipo de atendimento.
Também estamos disponibilizando o partograma, que é um documento gráfico onde são feitos os registros do desenvolvimento do trabalho de parto, das condições maternas e fetais e que deverá conter, no mínimo, as informações indicadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Nos casos em que, por imperativo clínico, o partograma não for utilizado, este deverá ser substituído por um relatório médico detalhado.
Considera-se parte integrante do processo para pagamento do procedimento parto o partograma citado no art. 8º da Resolução Normativa mencionada.
Esta Resolução Normativa e seus Anexos estarão disponíveis para consulta e cópia no endereço eletrônico da ANS na Internet (www.ans.gov.br).
Esta Resolução Normativa entra em vigor em 6 de julho de 2015.
https://www.proasa.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Cartão_da_Gestante.pdf
https://www.proasa.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Partograma.pdf