Melhore sua vida espiritual praticando exercícios físicos

Você sabia que praticar exercícios físicos regularmente vai lhe ajudar a ter uma vida profissional e espiritual melhor? Saiba mais

Você sabia que praticar exercícios físicos regularmente vai lhe ajudar a ter uma vida profissional e espiritual melhor? Veja o que diz Ellen G. White:

“Tanto o vigor mental como o espiritual depende em grande parte da força e atividade física.” (La Educación, Pág. 91)

O exercício físico regular auxilia na produção de endorfina – Um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo, que tem uma potente ação analgésica, e ao ser liberado, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado de humor e estimula a sensação de alegria. A endorfinas são importantes:

  1. Para o controle da dor;
  2. Porque servem como reguladores da pressão do sangue e a temperatura corporal;
  3. Durante o estresse a pessoa que segrega endorfinas, apresenta uma reação baixa da pulsação cardíaca. Antes e durante o período de recuperação do estresse, o produtor de endorfina tem menor pressão arterial;
  4. As endorfinas se convertem em ópio inerente em nosso organismo. As endorfinas são dezenas de vezes mais poderosas que a heroína e a morfina. Em termos de poder estimulante, têm um impacto tremendo na atitude, na vontade e na perspectiva mental.
  5. Em trabalhos experimentais com endorfinas em animais, estes mostraram melhoras em sua capacidade de aprendizagem.

Um exercício físico excelente é a caminhada. Qualquer pessoa pode caminhar, em qualquer parque ou calçada. Porém, para produzir quantidades significativas de endorfinas, não basta uma caminhada qualquer – é necessário que seja uma caminhada aeróbica. E Para ser considerado exercício aeróbico, é necessário seguir as seguintes condições:

  1. Deve ser feito com frequência. Pelo menos quatro vezes por semana.
  2. Deve ser feito por pelo menos, 35 minutos.
    1. Durante os primeiros sete minutos de exercício você consome glicose circulante.
    2. Daí em diante, se continuar o exercício, você consumirá a gordura armazenada. Este processo completo ocorre com o consumo abundante de oxigênio.
  3. A intensidade – o exercício deve ser pelo menos de intensidade moderada. Você deve chegar ao ponto em que seu ritmo respiratório, durante todo o tempo do exercício, lhe permita aspirar pelo nariz e lhe obrigue a expirar pela boca. Se a intensidade do exercício lhe obriga a respirar pela boca, isto pode significar que está excedendo os limites de sua capacidade ou que você está chegando a fadiga. Se chegar a este ponto, é melhor diminuir a intensidade até ser capaz de aspirar pelo nariz e expirar pela boca.
  4. O exercício aeróbico deve produzir suor em abundância. Isto é sinal seguro de secreção de endorfina.

Observe os resultados
Quando você cumprir estes requisitos, se sentirá relaxado, especialmente depois de tomar um banho ou uma ducha. Os problemas da vida aparecerão menos avassaladores. Isto não significa que desaparecerão, mas que sua atitude em relação aos problemas melhorará significativamente. Inicialmente, seus problemas pareciam ser de monstruosas proporções, mas as endorfinas ajudarão você a vê-los em sua verdadeira dimensão, provendo-lhe energia suficiente, força e entusiasmo para continuar suas tarefas da vida diária.
Faça exercícios físicos regularmente e perceba a diferença em sua vida!
Texto adaptado a partir desse link: http://www.adventistas.org/pt/saude/sermao-o-impacto-exercicio-fisico-na-mente-corpo-e-na-vida-espiritual/