Doenças Respiratórias

Existem muitas doenças que afetam o nosso sistema respiratório. Conheça aqui as doenças mais comuns, provavelmente você já foi acometido por uma delas.

Deus nos fez de forma maravilhosa. Pensou em cada detalhe ao nos criar. Assim que terminou de modelar Adão com Suas Mãos, Ele soprou em suas narinas, e Adão passou a respirar (Gên. 2:7).
A Bíblia fala de forma simples, sobre o fôlego da vida que Deus nos deu. Mas você sabe o quanto é complexo o Sistema Respiratório? São muitos órgãos responsáveis por proporcionar a entrada do ar em nosso organismo, fornecendo oxigênio essencial para as nossas células, e liberar o gás carbônico do nosso corpo.
O Sistema Respiratório é composto por pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Qualquer alteração em um desses órgãos, pode comprometer o sistema respiratório e em seguida, a saúde do corpo todo.
Existem muitas doenças que afetam o nosso sistema respiratório. Conheça abaixo as doenças mais comuns, provavelmente você já foi acometido por uma delas:

Asma
Também conhecida como asma brônquica, ou bronquite asmática, é uma doença que se dá devido a uma inflamação exagerada nos brônquios. Em um pulmão saudável, ao se deparar com um ar contaminado por fumaça, por exemplo, a musculatura que fica em volta dos brônquios se contrai, impedindo que o ar entre nos pulmões. Porém, no pulmão de uma pessoa que tem asma, esse mecanismo de defesa se apresenta de forma exagerada, reagindo frente a qualquer mínimo causador de irritação, como a poeira, por exemplo.

A asma, ocorre em indivíduos que tem predisposição genética a desenvolver quadros alérgicos em geral, porém, também pode ser adquirida, devido ao excesso de exposição a substâncias irritantes, como agentes químicos por exemplo no caso da Asma Ocupacional, ou até devido à prática de exercícios físicos – como Asma Induzida por Exercício.

A Asma não tem cura, mas pode ser controlada, com medicamentos para alívio rápido durante as crises de asma, e com medicamentos de ação preventiva a longo prazo, que ajudam a prevenir o aparecimento de sintomas ou de crises.

Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios – os responsáveis por levar o ar aos pulmões. É dividida em dois grupos:

Bronquite Aguda – É geralmente causada por vírus – responsável pelo aumento da secreção e do muco. A bronquite aguda é o resultado de uma forte gripe ou resfriado que não foi curado, e a secreção em excesso acaba provocando uma inflamação nos brônquios. Os sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado no pulmão. Dura em torno de um a duas semanas, e pode ser tratada com anti-inflamatórios, descongestionantes e expectorantes. Um médico pode analisar e receitar o melhor tratamento para cada caso.

Bronquite Crônica – Já a bronquite crônica, dura em torno de 3 meses ao ano, ou mais. A principal causa da bronquite crônica é uma lesão recorrente nos brônquios, normalmente causada por cigarro. Os sintomas incluem chiado, falta de ar e tosse. A bronquite crônica é tratada com os sintomas, assim como a bronquite aguda, mas a melhor prevenção de crises é a diminuição da exposição à fumaça do cigarro, outros tabacos ou fumaças nocivas.

Sinusite
A sinusite é uma inflamação nos seios da face. Os seios da face produzem uma pequena secreção, que auxiliam a esquentar o ar que inspiramos pelo nariz, entre outras funções. Quando a drenagem dessa secreção fica impedida por excesso de muco devido a uma gripe, por exemplo, as bactérias inaladas permanecem dentro dos seios da face, e se multiplicam, causando um processo inflamatório. O que causa dor, desconforto, congestionamento nasal, febre e outros sintomas. O tratamento é feito com analgésicos, spray nasal ou medicamentos descongestionantes, soro fisiológico e inalações.

Rinite
A rinite alérgica é uma reação exagerada do corpo a substâncias estranhas a ele. Pessoas que possuem predisposição a ter alergias sofrem mais com essa doença. Dentre os sintomas, estão: congestão nasal, coceira no nariz, espirros, olhos lacrimejantes e catarro. É uma doença que pode apresentar uma predisposição genética. Pode ser controlada, evitando contato com as substâncias que desencadeiam os sintomas; que causam alergias. O tratamento envolve o uso de antialérgicos durante as crises, e o uso de vacinas antialérgicas – imunoterapia – caso não haja a possibilidade de evitar o contato com a substância que provoca alergia.

Pneumonia
De forma simplificada, os alvéolos pulmonares são minúsculas estruturas responsáveis por liberar o oxigênio para o sangue. A Pneumonia ocorre quando um agente infeccioso – bactéria, vírus ou agente irritante, consegue penetrar na estrutura do sistema respiratório até alcançar os alvéolos pulmonares – uma estrutura que deve estar limpíssima para que exerça sua função. A pneumonia ocorre como uma defesa do organismo para expulsar esse agente infeccioso. Os sintomas incluem febre, tosse, dor torácica, calafrios, e dificuldade para respirar. É tratada por antibióticos e necessita de acompanhamento médico.

Tuberculose
É uma doença grave, infecciosa, contagiosa, que afeta principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos. É causada por bactérias e é transmitida de pessoa a pessoa, através de espirros, tosses, gotas de saliva. Se não for diagnosticada cedo, pode levar a morte.

É importante observar os sintomas: Tosse seca a mais de três semanas, perda de peso, falta de apetite, pode apresentar quadros de febre e suor noturno também.

Pessoas que tem uma imunidade baixa, devido a outras doenças e/ou ao estilo de vida, tem uma facilidade maior para ser infectado pela bactéria causadora da tuberculose. O tratamento é feito apenas pela rede do SUS, e tem duração mínima de 6 meses, com dose diária de medicação.

Fibrose Pulmonar
A Fibrose Pulmonar é uma doença sem causa conhecida, que faz com que cicatrizes sejam formadas nos pulmões, deixando-os mais rígidos, o que dificulta a respiração. Por mais que seja sem causa, essa doença é mais comum em fumantes e ex-fumantes, com mais de 50 anos, trabalhadores na construção civil e na agricultura, e pacientes que fazem uso de radioterapia e quimioterapia.

Entre os sintomas, estão: Falta de ar, respiração com esforço, fadiga, desconforto no peito, perda de peso, perda de apetite, pontas dos dedos roxas por conta da falta de oxigenação.

A fibrose pulmonar não tem cura. Porém, existem tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida de pessoas acometidas com essa doença, e a retardar os sintomas. O tratamento deve ser orientado por um Pneumologista.

Cuidar do próprio corpo como templo do Espírito Santo ao respirar ar puro, alimentar-se bem, fazer exercícios físicos, ter temperança, confiar em Deus, receber luz solar, beber água pura e descansar, com certeza são bons hábitos a serem seguidos para evitar e/ou ajudar na cura de diversas doenças, entre elas a que lemos acima. Manter um corpo saudável e um espírito alegre, aumenta a imunidade, e retarda o envelhecimento precoce de nossas células. Que Deus possa te ajudar no caminho para ser uma pessoa cada dia mais saudável e feliz.