Benefícios da Água

A ÁGUA

Imagina o sistema cardiovascular como um complexo conjunto de tubos flexíveis, com uma bomba principal. Imagina o sangue (um líquido vital) que flui e que leva centenas de elementos em sua corrente, cada um com uma função específica, que são distribuídos por todo o corpo. Observa os glóbulos vermelhos, que transportam o indispensável oxigênio.

O que aconteceria se o sangue fosse mais espesso? Os glóbulos vermelhos seriam transportados mais lentamente. A bomba, que é o coração, deveria trabalhar com maior pressão, a fim de conseguir distribuir o sangue de forma correta. As artérias, pelo aumento de pressão, estariam dilatadas, a tensão.

Que aconteceria se dissolvêssemos o sangue? Juntássemos maior quantidade de água? Circularia com mais facilidade, os glóbulos vermelhos com sua preciosa carga de oxigênio, seriam transportado em maior quantidade. O coração não deveria exercer tanta pressão para assegurar a correta distribuição de oxigênio. As artérias não iriam se dilatar por causa da pressão.  A quantidade de oxigênio que se distribui para o cérebro depende, em grande quantidade, de uma ingesta correta de água, e os neurônios necessitam impreterivelmente de oxigênio para cumprir a sua função.

Muitas vezes, a sensação de cansaço que sentimos (ou de dormência), é por falta de água, por não ter uma boa circulação sanguínea. A cefaleia, a dor de cabeça, pode ser produzida por hipoxemia (falta de oxigênio no sangue) ou por dilatação das artérias. Estas duas causas de cefaleia se evitariam tomando maior quantidade de água.

Ao sofrer de cefaleia ou ter sono, muitas pessoas tomam café ou outra bebida cafeinada. Pode ser que o efeito da cafeína produza sensação de bem-estar, mas na verdade não melhorou a situação em nada: só existe a sensação de uma droga que mascara os sintomas. O sangue flui lentamente, com dificuldade, a necessidade de água é imprescindível.  Porém, havendo diminuído a sonolência, as pessoas continuam com seu trabalho; não sabem que a cafeína, por seu efeito diurético, aumenta a desidratação, o sangue volta mais espesso, se transportam menor quantidade de glóbulos vermelhos e menos oxigênio, há maior vasodilatação, e mais pressão.

O efeito quase instantâneo da água para aumentar a oxigenação dos neurônios, é um remédio natural muito efetivo no momento de se realizar um trabalho intelectual ou quando precisamos estar mais tranquilos e com capacidade de tomar decisões importantes.

Estar bem hidratado agiliza também a passagem da matéria fecal pelo intestino grosso, pelo que constitui um bom tratamento para constipação.

Quando sofremos por algum problema respiratório infeccioso e somos acometidos pela tosse, antes de comprarmos algum xarope com efeito antitussígeno e fluidificante, pode se experimentar beber vários copos de água. Umedecendo as vias respiratórias, desde o interior, pela ingestão abundante de água, agimos sobre as mucosas, que passam a ser mais fluidas, o catarro se desprende, alivia os sintomas e colabora com o tratamento.

Não há dúvida de que a água pura é um líquido ideal que devemos ingerir. Há estudos que demonstram que os corantes, os sabores artificiais e conservantes de bebidas gaseificadas, os sucos artificiais, produzem um efeito negativo sobre o sistema imunológico, causando também dificuldade de aprendizagem para os filhos.

A maior parte das bebidas contém grandes quantidades de açúcar; algumas bebidas gaseificadas contêm cerca de 100 gramas açúcar por litro.  Outro adoçante muito utilizado é o xarope de milho (JMAF), que também é usado em sucos de frutas embalados, em sorvetes e guloseimas.  O JMAF é responsável pela produção de hipertensão arterial em adolescentes, obesidade, aumento do ácido úrico e diabete tipo II.

A água é a melhor bebida para nosso organismo. Ao criar nosso organismo e desenvolver o completo sistema que sustem a vida, Deus o fez para que funcionasse com água. Na Bíblia encontramos que Jesus Cristo conversando com a mulher samaritana, lhe disse: Qualquer que beber esta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede. A água que Eu lhe der será de uma fonte que leve para a vida eterna. João 4:13, 14

DR. WERNER ARNOLDS
Médico Especializado em Clinica Médica
Ibarlucea – Prov. Santa Fé – Argentina