Reembolso – Perguntas Frequentes

Em quais situações posso solicitar reembolso?

O reembolso é realizado somente quando não há rede credenciada do PROASA  e/ou UNIMED a uma distância superior a 70 Km do domicílio do beneficiário.
Para isso, são necessários autorização e protocolo prévios pelo departamento de reembolso por meio do telefone (61) 3701-0955 ou do e-mail: [email protected].

O que é necessário enviar para que eu seja reembolsado?

  • Formulário de pedido de reembolso devidamente preenchido. Este formulário está  disponibilizado no site do PROASA:  www.proasa.org.br  – Aba BeneficiáriosFormulários
  • Prestador Pessoa Física: Recibo original contendo o CPF, número do conselho do profissional prestador do serviço, assinatura e o carimbo do mesmo. No recibo deve constar a descrição do procedimento realizado e datado.
  • Prestador Pessoa Jurídica: Nota fiscal com a fatura anexa discriminando os serviços prestados.

 A falta de algum destes documentos poderá impossibilitar a realização do reembolso.
Obs. – É obrigatório que a conta  bancária informada para depósito  seja de pessoa física e que esteja  em nome do titular do plano. 

Qual é o prazo máximo para solicitar reembolso e quando  receberei o pagamento?

O usuário poderá solicitar o reembolso em até 12 (doze) meses da data de realização do procedimento. Decorrido este prazo o usuário perderá o direito ao reembolso.  O pagamento será efetuado  no prazo máximo de 30 dias após o recebimento da documentação no PROASA.

Se iniciei meu tratamento com um médico e ele se descredenciou, posso continuar o tratamento com ele e ser reembolsado? Qual seria o valor pago nestas consultas?

No caso de descredenciamento do profissional, o PROASA deverá indicar um outro profissional que poderá atendê-lo pela rede credenciada. Somente se não houver outro profissional pela rede na região é que a situação será analisada pelo PROASA e estudada a possibilidade de reembolso.

Fiz alguns exames em Clínica credenciada, mas a atendente falou que meu plano não cobria determinado exame e paguei do bolso? Agi corretamente? 

Orientamos que o beneficiário entre em contato primeiramente com o PROASA antes de realizar qualquer pagamento ao prestador. O PROASA não reembolsa procedimentos realizados sem autorização prévia.

Conheço alguém de confiança para fazer terapia (psicoterapia e psiquiatria)  e gostaria muito de me tratar com essa pessoa, mas tem esta especialidade na rede. Existe alguma possibilidade de fazer meu tratamento com este profissional?

A orientação é que seja utilizado os profissionais da rede credenciada. Se mesmo assim você preferir realizar alguma terapia com um profissional fora da rede, deverá fazer contato prévio com o PROASA para que a situação seja analisada e verificada a possibilidade de reembolso.

Não localizei rede credenciada na região em que resido.  Se eu realizar o procedimento fora  da rede terei reembolso?

Deve-se primeiramente entrar em contato com o PROASA para receber orientação de como proceder nesta situação. O PROASA indicará a  melhor opção de acordo com a necessidade.
Se o procedimento for realizado sem a autorização prévia e sem  o fornecimento de protocolo do PROASA , não haverá o reembolso.

Se o PROASA não cobre determinado exame, posso fazer pela Unimed? E quando a Unimed não cobre, posso fazer via reembolso?

Se o procedimento não consta no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), não terá cobertura  pelo PROASA, nem pela Unimed e consequentemente não terá direito ao reembolso. Neste caso, antes de realizar o procedimento entre em contato com o PROASA para confirmação.
Como posso entrar em contato com o departamento de reembolso?
Através do e-mail: [email protected] ou  telefone (61) 3701-0955 de segunda a quinta das 8h às 12h  e das  13h às 17h15 e às sextas-feiras das 8h às 12h.
Em casos de emergência ligue: (61) 98104-1318 (TIM) e (61) 99942-3291 (VIVO).
 
 

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